Webb encontra molécula feita apenas por seres vivos em outro mundo

Pesquisadores retratando um mundo Hycean
Pela primeira vez, cientistas usaram o Telescópio Espacial James Webb para detectar metano na atmosfera de um exoplaneta. Crédito: ilustração de Amanda Smith

Enquanto o Telescópio Espacial James Webb observava a atmosfera de um mundo alienígena a 120 anos-luz de distância, ele captava indícios de uma substância feita apenas por seres vivos – pelo menos, ou seja, na Terra.

Esta molécula, conhecida como sulfeto de dimetila, é produzida principalmente pelo fitoplâncton, organismos microscópicos semelhantes a plantas em mares salgados, bem como água doce.

A detecção pelo Webb, um poderoso telescópio infravermelho no espaço administrado pela NASA e pelas agências espaciais europeias e canadenses, faz parte de uma nova investigação sobre o K2-18 b, um exoplaneta com quase nove vezes a massa da Terra na constelação de Leo. O estudo também encontrou uma abundância de moléculas portadoras de carbono, como metano e dióxido de carbono. Esta descoberta reforça trabalhos anteriores que sugerem que o mundo distante tem uma atmosfera rica em hidrogênio pairando sobre um oceano.

Tais planetas que se acredita existirem no universo são chamados de Hycean, combinando as palavras "hidrogênio" e "oceano".

"Esta molécula (sulfeto de dimetilo) é exclusiva da vida na Terra: não há outra maneira de essa molécula ser produzida na Terra", disse o astrônomo Nikku Madhusudhan em um vídeo da Universidade de Cambridge. Portanto, foi previsto que seja uma bioassinatura muito boa em exoplanetas e exoplanetas habitáveis, incluindo mundos Hycean."

Mas segure seus cavalos.

Os cientistas envolvidos na pesquisa alertam que as evidências que apoiam a presença de sulfeto de dimetilo - DMS, para abreviar - são tênues e "requerem validação adicional", de acordo com um comunicado do Instituto de Ciência do Telescópio Espacial. As observações de acompanhamento do Webb devem ser capazes de confirmá-lo, disse Madhusudhan, principal autor da pesquisa, que será publicada no The Astrophysical Journal Letters.

Os pesquisadores usam o Webb para realizar estudos atmosféricos de exoplanetas. Descobertas de água e metano, por exemplo – ingredientes importantes para a vida como a conhecemos – podem ser sinais de potencial habitabilidade ou atividade biológica.

"Essa molécula é exclusiva da vida na Terra: não há outra maneira de essa molécula ser produzida na Terra."

Cientistas detectam metano na atmosfera de exoplaneta
O exoplaneta K2-18 b orbita uma estrela anã fria em sua chamada "zona habitável", a região ao redor de uma estrela hospedeira onde não é muito quente ou frio para que exista água líquida na superfície de um planeta. Crédito: NASA / ESA / CSA / Joseph Olmsted (STScI)

O método empregado por essa equipe é chamado de espectroscopia de transmissão. Quando os planetas cruzam na frente de sua estrela hospedeira, a luz das estrelas é filtrada através de suas atmosferas. As moléculas dentro da atmosfera absorvem certos comprimentos de onda de luz, ou cores, portanto, dividindo a luz da estrela em suas partes básicas – um arco-íris – os astrônomos podem detectar quais segmentos de luz estão faltando para discernir a composição molecular de uma atmosfera.

Madhusudhan disse que este estudo marca a primeira vez que caçadores de exoplanetas encontraram metano e hidrocarbonetos. Isso, juntamente com a ausência de moléculas como amônia e monóxido de carbono, é um coquetel intrigante para uma atmosfera.

"De todas as maneiras possíveis de explicar isso, a mais plausível é que há um oceano embaixo", disse ele.

K2-18 b orbita uma estrela anã fria em sua chamada "zona habitável", a região ao redor de uma estrela hospedeira onde não é muito quente ou frio para que a água líquida exista na superfície de um planeta. Em nosso sistema solar, esse ponto ideal engloba Vênus, Terra e Marte.

Embora o K2-18 b esteja no espaço Cachinhos Dourados, esse fato por si só não significa que o planeta possa suportar vida. Os pesquisadores não sabem qual seria a temperatura da água, então se ela é habitável permanece um mistério.

"Mas tem todos os indícios de ser assim", disse Madhusudhan. "Precisamos de mais observações para estabelecer isso com mais firmeza."

Gustavo José

Fascinado pelo mundo do terror e do suspense, sou o fundador do blog Terror Total, onde trago histórias envolventes e arrepiantes para os leitores ávidos por emoções fortes.

Postar um comentário